domingo, 27 de dezembro de 2009

[casaiscristaos] Resumo 1644

Existem 2 mensagens sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

1. Escuta da Palavra e Meditação - 27/12/2009 - Sagrada Família d
De: Familia Arruda

2. Projeto RELUZ QUELUZITO
De: Wanderley Almeida


Mensagens
________________________________________________________________________
1. Escuta da Palavra e Meditação - 27/12/2009 - Sagrada Família d
Enviado por: "Familia Arruda" xistonet@isbt.com.br xisto_19982000
Data: Sáb, 26 de Dez de 2009 3:00 pm

Evangelho:

Leitura do santo Evangelho (Lucas 2,41-52)

"Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:
- Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.
Jesus respondeu:
- Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?
Mas eles não entenderam o que ele disse.
Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração.
Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele."

Meditação:

Celebramos hoje a festa da Sagrada Família. Os textos da liturgia fazem referência a temas familiares. No livro de Eclesiástico (Eclo 3,3-7.14-17), escutamos os conselhos que um homem, Bem Sirac, o sábio que viveu vários séculos antes de Jesus Cristo, dá a seus filhos.

O respeito e a veneração destes para com seus pais é coisa agradável aos olhos de Deus, que não os deixará sem recompensa. Os filhos que veneram seus pais serão venerados por sua vez pelos próprios filhos.

Todos estes conselhos, mesmo conservando hoje uma plena validez, parecem insuficientes, visto que foram apresentados a partir de uma mentalidade estritamente rural, onde outros aspectos da vida familiar não são tomados em consideração.

Não só importa falar hoje do respeito que os filhos devem ter em relação a seus pais, mas também da atitude dos pais em relação aos filhos. Esta insuficiência é particularmente notável em momentos como os atuais, quando a família enfrenta sérios problemas com a perda de suas funções.

A partir de uma perspectiva cristã, a família continua tendo um função insubstituível: ser uma comunidade da amor onde os que os que fazem parte dela possam abrir-se mutuamente com uma total sinceridade e confiança.

Deixando de lado os conselhos que em último lugar São Paulo dá, e que são puramente circunstanciais e muito ligados aos costumes e mentalidade da época, a exortação à mansidão, à paciência, ao perdão e, sobretudo ao amor, é algo realmente básico para a família de nosso tempo.

O evangelho de Lucas, que nos conta a perda do menino Jesus no Templo, foi escrito provavelmente uns cinqüenta anos depois deste acontecimento. Doze anos é aproximadamente a época em que as crianças começam a sentir-se independentes.

Para Lucas, esta primeira subida de Jesus a Jerusalém é o presságio de sua independência. Para o evangelista esta primeira subida de Jesus a Jerusalém é o presságio de sua subida pascal e por isso, estes acontecimentos devem ser lidos à luz da morte e ressurreição do Senhor.

A sabedoria de Cristo consistiu para Lucas em entregar-se desde a sua tenra idade "a seu Pai", sem que isto queira dizer que Ele já soubesse o lugar onde o levaria essa entrega. Mas nela está incluída certamente a decisão de antepor seu cumprimento a toda outra consideração.

Seus pais, todavia, não tinham essa sabedoria. Maria parece que chega a pressenti-lo. Mas, de todas as formas respeitam já em seu filho uma vocação que transcende o meio familiar. E isto é algo muito valioso para cada uma de nossas famílias.

A educação dos filhos deve começar por uma atitude de sincero respeito. Caso contrário, é impossível que surja a compreensão e o amor.

Paulo (Col 3,12-21) dá alguns conselhos para a convivência com os outros. Isto requer humildade, acolhida mútua, paciência. E se fosse necessário, perdoar também. É assim que Deus procede conosco. Sua atitude deve ser o modelo para a nossa atitude também (v.12-13). Mas "acima de tudo", está o amor, é dele que devemos nos revestir, como disse Paulo, empregando uma metáfora freqüente em suas cartas (v. 14). Deste modo "a paz de Cristo" reinará em vossos corações (v. 15).

Se o amor é o vínculo que une as pessoas, a paz será construída num processo onde os desencontros desaparecerão (os conflitos também) e as relações se farão cada vez mais transparentes. No marco da família humana, esses laços são pormenorizados no texto do Eclesiástico (3,3 – 17).

Lucas nos apresenta a família de Jesus cumprindo seus deveres religiosos (vv. 41-42). O menino causa preocupação a seus pais ficando por conta própria na cidade de Jerusalém. Após três dias, um lapso de tempo carregado de significação simbólica, eles o encontram.

Começa um diálogo difícil, mais parecido a desencontro; começa com uma chamada de atenção: "Filho, por que você fez isso conosco"? A pergunta surge da angústia experimentada (v.48). A resposta surpreende ainda mais: "Por que me procuravam"? (v. 49); surpreende porque a razão da procura parece óbvia. Mas ele em resposta os deixa perplexos: "Não sabem que eu devo estar preocupado com as coisas de meu Pai"? Maria e José não compreenderam estas palavras de imediato, estavam aprendendo (v. 50).

A fé, a confiança, supõem sempre um itinerário. Enquanto crentes, Maria e José amadurecem sua fé em meio a situações de perplexidade, angústias e alegrias. As coisas se tornarão paulatinamente mais claras. Lucas faz notar que Maria "guardava todas estas coisas em seu coração" (v. 51).

A meditação de Maria lhe permite aprofundar mais o sentido da missão de Jesus. Sua particular proximidade a Jesus não a dispensa das etapas dos momentos difíceis que levam à compreensão dos desígnios de Deus. Ela é como a primeira discípula, a primeira evangelizada por Jesus.

Não é fácil entender os planos de Deus. Nem sequer Maria "entende". Mas há três exigências fundamentais para entrar em comunhão com Deus: 1) Buscá-lo (José e Maria "se prontificaram a buscá-lo); 2) Crer nele (Maria é "aquela que acreditou"); e 3) Meditar a Palavra de Deus ( "Maria conservava todas estas coisas em seu coração").
Reflexão Apostólica:

No evangelho de Mateus se nos apresenta um momento concreto da vida da sagrada família: o de sua fuga ao Egito para evitar a perseguição desatada por Herodes. Acaso não devemos admirar a valentia, a solicitude e a prudência com que José cumpre as instruções do anjo, e a docilidade de Maria? Acaso esta passagem não é um exemplo da providência paternal de Deus sobre estes humildes esposos, aos quais confiou os primeiros passos de seu enviado?

José buscou para os seus, seguindo as inspirações divinas, um lugar tranqüilo e seguro, onde pudessem viver honestamente, dedicados a seus humildes ofícios, na paz doméstica.

Por tudo isto a Igreja propõe às famílias cristãs este exemplo: o da sagrada família de Nazaré, na qual seguramente se encontravam as virtudes mencionadas nas duas primeiras leituras.

Tentando ver um pouco além do quadro idílico da casa de Nazaré, podemos fazer esta reflexão: a família não foi para Jesus um obstáculo na hora de empreender sua tarefa salvadora. Certamente Maria sentiu a separação de seu filho.

Como toda mãe, teria querido retê-lo junto à segurança de seu amor. Mas, como toda mãe consciente, compreendeu que seu filho devia ser ele mesmo, devia encontrar o sentido e a meta de sua existência, e a este dever ela se ateve humilde e amorosamente, ela que sabia escutar a Palavra e acolhê-la no coração.

Como vivo a vida familiar? Acaso sou daqueles que vivo de um jeito na sociedade pública e na família, de outra forma?

A família cristã não deve ser como qualquer família, deve viver aberta à inteira comunidade eclesial, de si deve ser como uma espécie de "igreja doméstica" que se integra à grande Igreja, constituindo um de seus pilares fundamentais.

As relações entre os esposos cristãos não estão regidas por um simples contrato civil de matrimônio; entre eles se realiza o mistério do amor de Deus significado no sacramento do matrimônio e, junto com seus filhos, devem viver os mesmos ideais que Paulo traça para a Igreja inteira.

Propósito:

Espírito que orienta nossa vida para Deus, ajudai-nos a crescer, cada dia, em sabedoria e graça, buscando, como Jesus, adequar nossas vidas ao querer do Pai. Ó Deus, que sois a Comunidade Trinitária plena, Pai e Mãe de toda a Família Humana: fazei vibrar em todos nós o sentido de pertença à mesma e única Família Universal, para que o mundo e a humanidade se transformem na busca de vosso Projeto de Amor.


Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2. Projeto RELUZ QUELUZITO
Enviado por: "Wanderley Almeida" wpaalmeida@yahoo.com.br wpaalmeida
Data: Dom, 27 de Dez de 2009 7:09 am

No Brasil existe + de 1.000 cidades ainda não alcançadas pelo Evangelho de Jesus. Entre elas encontra-se Queluzito, uma pequena cidade com pouco mais de 1800 habitantes, em Minas Gerais. Menos de 1,5% da população reconhece Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas.

A Missão Volantes de Cristo realizará no período de 10 a 22 de janeiro de 2010 o Projeto Reluz Queluzito. O trabalho será realizado em parceria com a pequena comunidade evangélica já estabelecida na cidade com o propósito de fortalecê-la e trazer-lhe crescimento através da evangelização e discipulado do povo local.

(Veja um pequeno vídeo sobre a cidade e o projeto http://www.youtube.com/v/oYTnmkz6sak&hl=en_US&fs=1&)


A equipe será formada por cerca de 40 obreiros voluntários , pastores e leigos, de diversas igrejas e ministérios, vindos de São Paulo, Rio, Espírito Santo, Minas Gerais e Estados Unidos.

Você também pode participar.Como?

1 - Divulgando - em sua igreja, em outras que você tem contato, na internet usando o msn, twitter, orkut, blogs, email etc, em programas de rádio e tv, em jornais e revistas de sua região.

2 - Orando - pelos obreiros voluntários, pela evangelização, pelo discipulado, pela manifestação da glória de Deus, trazendo transformação na cidade.

3 - Ofertando para ajudar no sustento do projeto e no custeio da viagem dos voluntários que ainda não tem recursos.

4 - Indo evangelizar conosco no projeto. Para participar preencha a Ficha de Inscrição no site da missão através do link http://www.volantes.org/register.html


Valor do Investimento: R$ 120,00 ( cento e vinte reais ) que inclui:
1) Alimentação e Hospedagem por 10 dias em escola pública local (traga colchonete/roupa de cama).
2 ) Uma camiseta histórica do Projeto.
Para quem for passar menos de 5 (cinco) dias, o custo diário é de R$ 15,00 e acima de cinco dias, o valor diário será de R$ 10,00. A camiseta avulsa custará R$ 20,00.


Lembre-se do que a Palavra diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam o Evangelho da paz; dos que trazem as Boas Novas. (Romanos 10:13-15)


Deus te abençoe muitissimo.

Wanderley Almeida

Missionário e Capelão Evangélico

Coordenador do Projeto Boas Novas

Anunciando a Jesus Até Que Ele Venha

Telefones: (21) 2682-5312 // 3287-2795 // 8797-4272

Email: wanderley.boasnovas@gmail.com // projetoboasnovas@gmail.com

Para conhecer a nossa fé e ao ministério que o SENHOR nos tem dado, acesse nosso perfil em http://www.orkut.com/Profile.aspx uid=5194385236281986959, associe-se em nossa comunidade em http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24155297 e visite os sites www.amfiser.org // www.colheita.net // www.missaovolantesdecristo.com

Esta mensagem foi enviada pelo Projeto Boas Novas (RJ), um ministério cristão evangélico, sem vínculo denominacional, filiado a Rede de Ministérios Colheita Internacional (Harvest World), cujo propósito é anunciar o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ao maior número possível de pessoas nesta geração, com o objetivo de levá-las a fé pessoal no Deus Vivo, em obediência amorosa ao mandamento expresso na grande Comissão (Marcos 16:15 e Mateus 28:18-20).

Se você não tem interesse pelo reino de Deus ou não quiser receber nossas mensagens, solicite a remoção de seu e-mail de nossa lista e nós o faremos imediatamente. Para ser removido, simplesmente responda esse e-mail colocando no assunto a palavra REMOVER.



Mensagens neste tópico (1)

------------------------------------------------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/casaiscristaos/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
casaiscristaos-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html


------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário