domingo, 26 de setembro de 2010

[casaiscristaos] Resumo 1864

Existem 6 mensagens sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

1. Escuta da Palavra e Meditação - 25/9/2010 - O Filho do Homem vai
De: Família Arruda

2. D. Dimas: aborto é um crime
De: Família Arruda

3.1. Res: [casaiscristaos] Lembrete de data especial
De: rui moura

4. Grandeza na Liderança - RS
De: Pr. Mauro Jaques

5. A relação entre o Bispo Manoel Ferreira e o Rev. Moon
De: renato vargens

6.1. Re: Res: Re: [casaiscristaos] VIRADA CONTRA O PT
De: José Carlos da Conceição


Mensagens
________________________________________________________________________
1. Escuta da Palavra e Meditação - 25/9/2010 - O Filho do Homem vai
Enviado por: "Família Arruda" xistonet@isbt.com.br xisto_19982000
Data: Sáb, 25 de Set de 2010 9:40 am

Evangelho:

Leitura do santo Evangelho segundo (Lucas 9,43b-45)


"Todos estavam admirados com o que Jesus fazia, e ele disse aos discípulos:
- Não esqueçam o que vou dizer a vocês: o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens.
Mas eles não entenderam isso, pois o que essas palavras queriam dizer tinha sido escondido deles para que não as entendessem. E eles estavam com medo de fazer perguntas a Jesus sobre o assunto."


Meditação:

Encerrando sua missão na Galileia e países gentílicos vizinhos, Jesus dirige-se para Jerusalém, indo ao encontro dos peregrinos que para aí acorrem, por ocasião da festa da Páscoa judaica. No caminho ele adverte os discípulos sobre a sua morte, que vinha sendo planejada pelos chefes religiosos judeus.
Seguindo a leitura continuada de Lucas que a liturgia nos propõe para estes dias, encontramos dois fios condutores em aparente contradição. Por uma parte, as palavras e as obras de Jesus, ou seja, sua práxis, desperta grande admiração em alguns e profunda inquietação em outros, sobretudo em seus adversários.

Em segundo lugar, Jesus responde a esta admiração do povo com o anúncio de sua paixão. Duas posições opostas, pois se todo mundo o admira, então como é possível que vá padecer e morrer na cruz?

Certamente, a qualquer um de nós confundem estas situações opostas. Os discípulos não conseguem ligar a fama que Jesus está adquirindo com o anúncio de seu destino sofredor.

É que seguir um mestre assim torna-se cômodo e atrativo. Mas seguir um mestre que carregue a cruz até morrer nela como sinal do autêntico messianismo, torna-se pouco atraente e, pelo contrário, provoca confusão e rejeição.

Isso não acontece somente aos discípulos, mas a qualquer um de nós, pois é muito cômodo dizer que se segue a Jesus sem assumir sua cruz, mas quando se entende o que significa o seguimento, então se pensa duas vezes no fato. Estamos dispostos a seguir Jesus até a cruz?

As palavras de Jesus questionavam profundamente os discípulos, contudo eles se calavam ou porque não as compreendiam ou porque não se arriscavam a pôr-se frente a frente com o mestre.

Não entrava na cabeça deles que o caminho do enviado de Deus tivesse que passar necessariamente pela cruz. Eles esperavam um Cristo dominador que, mediante um sucesso deslumbrante eliminasse todas as dúvidas a respeito de sua pessoa e de sua missão. As atitudes e o caminho de Jesus, porém, iam contra tudo isso que eles pensavam.
Os discípulos "não compreendiam" as palavras de Jesus não porque estas fossem obscuras ou ininteligíveis, mas porque seu proceder não era conforme as idéias vigentes, fossem de esquerda ou de direita, e nasciam de uma originalidade realmente desconcertante.

A originalidade de Jesus em relação a seus contemporâneos o conduzia pouco a pouco a uma radical incompreensão, tanto de seguidores como de inimigos.

Havia "algo" que impedia os discípulos de compreendê-lo. Esse algo se referia às retumbantes expectativas messiânicas que não coincidiam nem com a obra nem com a ação de Jesus.

Por isso, nem os adversários do império romano o defenderam, nem seus incondicionais discípulos. Por causa de seu compromisso radical com os pobres, com Deus Pai e consigo mesmo, Jesus teve que enfrentar seu destino absolutamente só.

Esse "algo" que estava na mente de seus contemporâneos tornava-os cegos para a novidade definitiva que Deus suscitava em Jesus e os impedia de pôr-se ao lado do homem que realmente os podia salvar.

As conseqüências da opção por causas contrárias às daqueles que oprimem e marginalizam os povos (dimensão profética) são, em primeiro lugar, a perseguição, a marginalização das pessoas ou de grupos que optam pela defesa dos direitos humanos. Em segundo lugar, se a marginalização não oferece resultado, a opção é levar à morte aos "inimigos do sistema".

Jesus sabia que sua opção radical pelos marginalizados e oprimidos o levaria à morte; não porque soubesse como iria morrer, mas porque conhecia a sorte de muitos que denunciaram as injustiças e sofreram marginalização. A morte de Jesus é o maior ato de amor realizado na história da humanidade.

Não foi uma morte qualquer. A transcendência de sua morte foi, é, e continuará sendo, a salvação para toda a humanidade. Nessa passagem, Jesus anuncia, pela segunda vez, a sua paixão: o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

Coisa impensável para os discípulos que, por isso, não conseguiram entender. Perguntemos: estamos preparados e dispostos a assumir a cruz como ato de amor por excelência? Somos capazes de dar a vida pela humanidade?

Reflexão Apostólica:

A atitude que assumem os discípulos diante do segundo anúncio da Paixão se resume em incompreensão e medo. Não compreendem as palavras de Jesus, porque olham para sua pessoa como uma opção de poder nacionalista e militar, capaz de aniquilar os inimigos de Israel, e não como uma opção de poder a partir do amor, da consciência crítica e o compromisso com os mais fracos.

Deve-se, porém, reconhecer que para os discípulos era difícil entender o significado da cruz sem ter vivido ainda o acontecimento da Ressurreição.

Além disso, tinham medo de lhe perguntar. Medo de quê? Talvez de ter que assumir o mesmo caminho do Mestre. Lembremo-nos de que no relato da Transfiguração Pedro propõe a Jesus ficarem vivendo na montanha, para evitar assim a viagem para Jerusalém, lugar da Paixão.

A incompreensão e o medo fazem que muitos cristãos se lembrem de Jesus somente nos momentos das urgências pessoais, mas se esquecem e se afastam na abundância ou quando são convocados a unir esforços cristãos diante dos falsos profetas que manipulam o povo com a ilusão do poder, o dinheiro fácil, a intolerância, a violência, a corrupção, a indiferença.

Diante de tanta gente que procurava Jesus por causa das coisas que Ele fazia e das palavras que saíam de sua boca, Ele adverte aos seus discípulos que não ficassem com os olhos e as mentes na admiração e não se deixassem levar pela correnteza do povo que a Ele fluía.
Aquele que o povo procura ver, o homem que faz milagres, que alimenta o povo como que por "mágica" e não o Filho do Homem, o Filho do dono de tudo quanto existe, mas que para salvar os homens seus irmãos, deveria morrer numa cruz.

Cristo insiste em anunciar a Sua Paixão e Morte. Primeiro veladamente à multidão, e depois com mais clareza aos discípulos no Evangelho de hoje. Estes, porém, não entendem as Suas palavras, não porque não sejam claras, mas pela falta das disposições adequadas, pela falta de fé.

Talvez você também fique chocado: como é possível o Filho do dono da vida morrer? Se isso tiver de acontecer contigo é sinal de que ainda não chegou para ti o entendimento pleno do mistério do sofrimento, o significado da cruz. E então deves escutar o comentário de São João Crisóstomo: "Ninguém se escandalize ao contemplar uns Apóstolos tão imperfeitos, porque ainda não tinha chegado a Cruz nem tinha sido dado o Espírito Santo."

Os discípulos tinham uma admiração e carinho extraordinários por Jesus. Percebendo isso, Jesus avisou-os: O Filho do Homem será entregue aos homens.

Para nós, que sabemos o que Jesus passou da Quinta-feira Santa até a Crucificação, essa frase de Jesus é muito clara, mas o que tem de mais interessante no Evangelho de hoje é fazer o exercício de se colocar no lugar dos discípulos, e tentar entender o que se passava em seus corações e mentes.

O Evangelho de Lucas diz que os discípulos não alcançaram o sentido, e tinham medo de perguntá-lo a respeito. Eles não alcançaram o sentido porque não se passava em suas cabeças que Jesus poderia ser entregue à morte! E tinham medo de perguntá-lo porque sabiam que não iriam gostar do que iriam ouvir.

Os discípulos admitiram a fragilidade de não fazerem perguntas a Jesus sobre esse assunto porque tinham medo. Será que nós também não temos medo de saber sobre algum assunto desagradável?

Se os discípulos tivessem perguntado a Jesus sobre o que Ele estava falando, certamente poderiam ter se preparado melhor para os acontecimentos… Se o exame tivesse sido analisado a tempo, uma vida poderia ter sido salva… Se o assunto delicado tivesse sido conversado com calma, talvez muitos aborrecimentos pudessem ter sido evitados…

É preciso que o Filho do Homem seja entregue nas mãos dos homens para que nós tenhamos a vida e vida em plenitude. E quem no-lo confirma é o próprio Jesus: se o grão de trigo caído na terra não morre, permanece só. Mas se morre dá muito fruto.

A vida autêntica vai ser entregue nas mãos dos homens, para que os homens a possuam. Pois, na lógica humana, só é vivo quem tem a vida e para nós a termos é necessário que alguém a conceda. E então se justifica a entrega da vida de Jesus aos homens.

No Evangelho segundo João 10,10 Jesus diz: eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Como a teríamos em plenitude se Ele não morresse na cruz?

Propósito:
Senhor, dá-me a graça de entender que a vida autêntica de fé e de missão é entrega e doação plena como vós mesmos fizestes. Que eu seja um dom, uma doação para os meus irmãos e irmãs. O mistério da Cruz, que não é outro senão o mistério Pascal da salvação do mundo em Cristo morto e ressuscitado domina toda a vida de Jesus. Para os discípulos de todos os tempos, ele será sempre uma realidade misteriosa, difícil de ser acreditada. No entanto, é nele que se revela todo o mistério de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.


Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2. D. Dimas: aborto é um crime
Enviado por: "Família Arruda" xistonet@isbt.com.br xisto_19982000
Data: Sáb, 25 de Set de 2010 9:40 am

Secretário da CNBB: aborto é um crime que clama aos céus

Dom Dimas esclarece informações de imprensa


BRASÍLIA, segunda-feira, 23 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - O secretário geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Dimas Lara Barbosa, reafirmou a "posição inegociável" da Igreja "de defesa intransigente da dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural".

O bispo divulgou uma nota em que contesta o jornal O Estado de S. Paulo, que publicou matéria afirmando que Dom Dimas "admitiu que os católicos votem em candidatos que são favoráveis ao aborto".

"Foi com desagradável surpresa que vi estampada minha fotografia no topo da página A7 da Edição de hoje, sexta-feira, 20 de agosto, com a nota de que eu teria admitido que os católicos votem em candidatos que são favoráveis ao aborto", afirma o bispo na nota.

"O aborto é um crime que clama aos céus, um crime de lesa humanidade", afirmou. Segundo Dom Dimas, os católicos "jamais poderão concordar com quaisquer programas de governo, acordos internacionais, leis ou decisões judiciais que venham a sacrificar a vida de um inocente, ainda que em nome de um suposto estado de direito".

De acordo com o bispo, o contexto que deu origem à manchete em questão é uma reflexão que ele fazia em torno da diferença entre eleições majoritárias e proporcionais.

"No caso da eleição de vereadores e deputados (eleições proporcionais), o eleitor tem uma gama muito ampla para escolher. São centenas de candidatos, e seria impensável votar em alguém que defenda a matança de inocentes, ainda mais com dinheiro público", explica.

"No caso de eleições majoritárias (prefeitos, senadores, governadores, presidente), a escolha recai sobre alguns poucos candidatos. Às vezes, sobretudo quando há segundo turno, a escolha se dá entre apenas dois candidatos. O que fazer se os dois são favoráveis ao aborto? Uma solução é anular o próprio voto. Quais as conseqüências disso? O voto nulo não beneficiaria justamente aquele que não se quer eleger?"

Segundo Dom Dimas, trata-se de "uma escolha grave, que precisa ser bem estudada, e decidida com base numa visão mais ampla do programa proposto pelo candidato ou por seu Partido, considerando que a vida humana não se resume a seu estágio embrionário".

"Na luta em defesa da vida, o problema nunca é pontual. As agressões chegam de vários setores do executivo, do legislativo, do judiciário e, até, de acordos internacionais. E chegam em vários níveis: fome, violência, drogas, miséria..."

"São as limitações da democracia representativa. Meu candidato sempre me representa? Definitivamente, não! Às vezes, o candidato é bom, mas seu Partido tem um programa que limita sua ação."

Por isso - prossegue o bispo -, o exercício da cidadania "não pode se restringir ao momento do voto. É preciso acompanhar, passo a passo, os candidatos que forem eleitos".

Dom Dimas deseja "que o Senhor da Vida inspire nossos eleitores, para que, da decisão das urnas nas próximas eleições, nasçam governos dignos do cargo que deverão assumir. E que o cerne de toda política pública seja a pessoa humana, sagrada, intocável, desde o momento em que passa a existir, no ventre de sua própria mãe".

***


Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3.1. Res: [casaiscristaos] Lembrete de data especial
Enviado por: "rui moura" ruimourasp@yahoo.com.br ruimourasp
Data: Sáb, 25 de Set de 2010 9:40 am

Obrigado pela lembrança. Foi um dia realmente especial.

Precisamos das orações dos irmãos.

A paz.


 
________________________________

De: "casaiscristaos@yahoogrupos.com.br" <casaiscristaos@yahoogrupos.com.br>
Para: casaiscristaos@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sábado, 25 de Setembro de 2010 0:53:35
Assunto: [casaiscristaos] Lembrete de data especial

Lembrete de:   casaiscristaos Yahoo! Grupo
 
Título:   ANIVERSARIO DE CASAMENTO
 
Data:   Sábado 25/9
Hora:   Dia todo
Repetições:   Este evento se repete anualmente.
Anotações:   RUI MOURA E HERBÊNIA
 
Receba lembretes no seu Yahoo! Messenger ou e-mail.
Editar as opções do lembrete Copyright © 2010  Yahoo!. Todos os direitos
reservados | Termos do Serviço | Política de Privacidade

Mensagens neste tópico (296)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4. Grandeza na Liderança - RS
Enviado por: "Pr. Mauro Jaques" pastormauro@globo.com redempi
Data: Sáb, 25 de Set de 2010 9:42 am



<http://www.tocadoestudante.org/joomla/index.php?option=com_content&view=art
icle&id=90&Itemid=110
>


Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 9.0.856 / Banco de dados de vírus: 271.1.1/3156 - Data de
Lançamento: 09/24/10 03:34:00

Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
5. A relação entre o Bispo Manoel Ferreira e o Rev. Moon
Enviado por: "renato vargens" artigospastorais@gmail.com renatogvargens
Data: Sáb, 25 de Set de 2010 9:42 am


A relação entre o Bispo Manoel Ferreira e o Rev. Moon

http://renatovargens.blogspot.com/2010/09/relacao-entre-bispo-manoel-ferreira-e.html
--------------------------------------------------------------------------------


Pr. Renato Vargens

www.renatovargens.com.br

Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6.1. Re: Res: Re: [casaiscristaos] VIRADA CONTRA O PT
Enviado por: "José Carlos da Conceição" jotacar5151jesus@yahoo.com.br jotacar5151jesus
Data: Sáb, 25 de Set de 2010 9:45 am

Bem minha opinião a esta questão, é que algumas pessoas não entenderam o sentido ou o objetivo do site, os problemas mais comuns ou complexos apresentados neste site, trata da questão espiritual, moral e social.
O problema politico é uma questão social, sim, sem sobras de dúvidas, mas muitas pessoas (vidas), alcançadas por este meio de comunicação tão vasto como a internet, no qual este site tem a sua participação, estão relacionados a questão espiritual.
Portanto parem de ficar trazendo comentários sem sentido aà vida daqueles que estão precisando de uma palavra amiga, uma palavra que liberta, que cura, que restaura, familia, lares, pessoas que se encontram a beira do abismo.
Aos moderadore do grupo peço, que não permitam comentário degenerativos as questões politicas.
Quuerem debater assuntos politicos, se dirijam ao plenário da câmara dos vereadores, ao plenário da câmara dos deputados e ao senado.
Fique registrado aminha indignação as estes comentários bobos e infudados.
Não do o direito nem de resposta a critica.
Minha preocupação é com vidas, como disse em minhas palavra registrada em linhas anteriores.
Que se preocupem em ganhar almas para o Reino do Senhor Jesus Cristo.
 
Que A Graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o grande Amor de Deus, e a doce comunhão do Espirit Santo, sejam sobre todos vós.
 
Att.:
Evang. José Carlos

--- Em qui, 23/9/10, bibianagom <bibianagom@yahoo.com.br> escreveu:


De: bibianagom <bibianagom@yahoo.com.br>
Assunto: Res: Re: [casaiscristaos] VIRADA CONTRA O PT
Para: casaiscristaos@yahoogrupos.com.br
Data: Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010, 14:50


 


Critiquem-me quem quiser, não me importa, mas já não suporto
tanta politicagem. Acho que vou remover minha participaçâo no site dos casais cristãos do meu computador.
Quando me inscrevi neste site, esperava receber mensagen cristãs e não artigos defendendo ou criticando candidatos a cargos políticos.
Lamento...

Mensagens neste tópico (6)

------------------------------------------------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/casaiscristaos/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
casaiscristaos-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html


------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário