segunda-feira, 10 de maio de 2010

[casaiscristaos] Resumo 1761[2 Anexos]

Existem 4 mensagens sobre este tópico.

Tópicos contidos neste resumo:

1. 23 - MINHA PASSAGEM POR OLIVEIRA DO HOSPITAL
De: Pr. Wagner A. de Araújo - IB Boas Nova

2. ATIRE A PRIMEIRA
De: Valeria Duo

3. Stairs...muitoooo bommmmm
De: Valeria Duo

4. Pesquisar mostra que assistir à televisão emburrece
De: Valeria Duo


Mensagens
________________________________________________________________________
1. 23 - MINHA PASSAGEM POR OLIVEIRA DO HOSPITAL
Enviado por: "Pr. Wagner A. de Araújo - IB Boas Nova" bnovas@uol.com.br wagnergrupos
Data: Dom, 9 de Mai de 2010 9:13 am

OLIVEIRA DO HOSPITAL,
PORTUGAL,
6 DE MAIO DE 2010

Oliveira do Hospital está há cerca de 80 quilômetros de Coimbra. Está na zona central do país. É o interior de Portugal, com o falar típico e a comunidade rural portuguesa, motivo de orgulho do país. Conheci Oliveira do Hospital através do Pastor Marcos Amazonas dos Santos. Na época (2005) ele transferira-se para a Igreja Evangélica Baptista de Coimbra e buscava ajudar a sua velha congregação a encontrar um pastor que lhe fosse idôneo. (Conheci o Pastor Marcos Amazonas dos Santos lá pelos idos de 2002, quando publiquei a série CRÔNICAS DE DEZEMBRO; tais textos rodaram o mundo e vieram cair em seu computador. Um deles - ENCONTREI MEU NOME - foi-lhe especial, e como iria utilizá-lo num de seus boletins buscou saber quem era o autor e contatou-me. Trocamos e-mails, tornamo-nos amigos e foi daí que surgiu a oportunidade, anos depois, de visitar sua igreja).

Em todas as vezes que por cá estive (2005, 2006 e 2007) nunca deixei de visitar estes irmãos por quem tive tanta estima. Não me tornei o pastor deles, como queriam, mas passamos a ser amigos mais chegados que irmãos. Na época, então, com a minha negativa à possibilidade de transferir-me, o Irmão Edson Antunes Filho, esposo da irmã Filomena e pai de Sheila, Manoel, Hugo e Camila, que era um obreiro provado e aprovado no trabalho, começou a exercer a direção espiritual da igreja, sempre auxiliado pelos amigos pastores, principalmente o Pastor Marcos. E já se vão 5 anos de profícuo e maravilhoso trabalho! (tenho dito a ele que agora deve ser ordenado ao pastorado; ele é pastor de fato mas ainda não de direito, e não há empecilhos suficientes que me façam desviar desta opinião; a teologia é uma ferramenta e não uma causa, e esta ele quase completou (as dificuldades de estudar nas aldeias são muito grandes; há poucos seminários disponíveis). O que falta é tão mínimo que alguns colegas facilmente poderão ajudar e completar para ele. Como não depende disto para dirigir o trabalho (já o faz há anos) eu creio que deve ser examinado pelo concílio e imediatamente reconhecido como o Pastor Edson Antunes Filho. Aleluia!

Bem, mas o assunto é a minha viagem. E eu estava em casa do Pastor Marcos, que me aturou dias seguidos. Foi como um grande livramento a chegada do Edson e de seu filho Manoel para buscar-me (estou a brincar). (espero que sim... Pastor Marcos, Pastor Marcos, prepare-se porque ESTOU VOLTANDO.... Viu o vulcãozinho novamente a expelir fumaças? Não? Entâo pergunte ao Irmão Alberto Carneiro que ele lhe dirá (estou preso em Portugal desta vez...)

Chegaram e levaram-me. Atravessamos aquela linda estrada. Passamos pela PENACOVA, donde se extrai aquela água mineral tão cristalina e boa. Em Oliveira fomos visitar a "menina do Pastor Marcos", irmã Assunção, mãe da irmã Arlete, já nos seus 82 anos). Que alegria reencontrá-la melhor do que deixei! Ela estava lúcida, animada, firme no Senhor, com a boca boa para comer e ainda se locomove nos cômodos dentro de casa. Aleluia!

Encontrei-me também com Arlete Bastos, a poetisa do meu Portugal (publicou o famoso livro DESABAFOS, recomendo a leitura para todos os que têm bom gosto). Foi uma festa! Andei um pouco pela QUINTA DO TIGELINHO, uma espécie de chácara, grande o bastante para ter muitos canteiros de legumes e verduras e também árvores frutíferas e flores. (Foi lá que nasceu a minha OLIVEIRA, que levei ao Brasil e que plantei no jardim de minha casa. Ela nasceu numa panela de ferro na cozinha da irmã Arlete. Agora há cá uma irmãzinha mais nova. Mas essa eu não vou levar. Já foi com muito custo que consegui encaminhar a outra!

Tomamos um bom café. Eu estava com fome, não tinha almoçado. A minha manhã havia sido agitada. Eu fora na Baixa (parte comercial da cidade de Coimbra) com o Pastor Marcos e com a irmã Lilian, sua esposa, para comprar lembrancinhas (cartões postais, etc). E na volta senti-me muito mal, com taquicardia profunda. Estava a suar muito e ao sentar-me no carro apaguei literalmente. À primeira vista dormi de imediato, mas eu me conheço e sei que não foi... Era para seguir até outra cidade, FIGUEIRA DA FOZ, onde teria o prazer de almoçar com o já querido novo amigo Irmão Alberto Carneiro, pastor de Alcobaça, com quem estive no início da viagem portuguesa. Mas ao chegar na casa do Pastor Marcos eu simplesmente apaguei. Foram quase quatro horas de sono profundo. Acordei assustado, quase na hora de ir a Oliveira. Foi apenas o tempo de socar a minha bagunça na mala grande e separar umas roupinhas para Oliveira na mala de bordo. O Irmão Edson e o Irmão Manoel chegaram para levar-me. Porisso não almocei e tomei aquele café como um autêntico almoço.

Cheguei à casa do Pastor Edson e da Irmã Filomena. Ah, que alegria! Senti-me em casa! A irmã Filomena é um amor de pessoa. Criou 4 filhos muito bem criados e é a grande companheira do Pastor Edson por anos a fio. Ela se parece muito com a minha querida tia carnal NADIR BONFANTE, irmã de minha saudosíssima mãe. Até na sonoridade da voz. Mas eu espero que a minha Tia Nadir tenha também a mesma alegria de expressar a fé em Cristo para a sua salvação, como a irmã Filomena expressa.

Nem cheguei e já ganhei o quarto da Camila. Ah, já cheguei para incomodar! "Incômodo nenhum, pastor. Sinta-se em casa e bem!". Que bom! Foi o tempo de instalar-me e de preparar-me para o culto de oração. Não precisei colocar o fato (terno), fui como estava. O Pastor Edson, que fica com a carrinha (VAN) da igreja, passou por muitas casas a pegar irmãos para levar ao culto. Quer dizer, ele dirige a igreja, é motorista, leva e traz os irmãos em casa (e eu a reclamar da vida...) Havia umas 20 pessoas presentes. Ah, que emoção ao ver o MESSIAS ali. Ele é o jovem que entregou a sua vida a Cristo quando de minha última estada em Oliveira. Sua decisão foi simplesmente verdadeira. É membro da igreja, cooperante na Obra. Revi a Belinha, com quem falo por MSN, bem como a Sandra, a Mimi, a Claudinha, o irmão Dantas, tantos outros.

O culto foi tremendamente agradável. Cantamos um pouco e o pastor solicitou que eu fosse cantar a Jesus. Então tomei meu violão da forma mais profissional que há (o Pastor Norberto Marquardt, meu amigo, que o diga...), coloquei-o nas costas e toquei 4 músicas do meu vastíssimo repertório (TOCOU-ME, ERAM CEM OVELHAS, DIVINO COMPANHEIRO e para terminar PORQUE ELE VIVE). Aliás, para esse hino tivemos uma "performance" especial do Manoel. Entrou uma MELGA (mosquito/pernilongo que pica) e a Claudinha, noiva do Manoel, tem pânico com esse tipo de bicho. E quando fomos cantar a frase PORQUE ELE VIVE o Manoel deu uma palmada no ar, pra matar o inseto, mas ficou como se fosse uma palma única para a música. A Claudinha olhou-o surpresa e eu a rir-me, e a congregação também. Difícil foi continuar o hino até o final. Essa eu não esqueço mais.

Falei sobre a frase de Jesus "O QUE EU FAÇO NÃO O SABES AGORA, COMPREENDE-LO-ÁS DEPOIS", sobre as diversas coisas que na vida acontecem, coisas diferentes do que gostaríamos de ter, mas que têm um propósito no coração de Deus, e que devemos confiar no Deus que nos guia. Oramos e o culto terminou. Por ser um local de residências e por não admitir barulho às tantas, tivemos que fechar e ir embora rapidamente. Que tristeza não contarmos com locais nossos e com liberdade para termos um convívio mais longo! Mas valeu o pouco que tivemos.

OLIVEIRA DO HOSPITAL,
PORTUGAL,
07 DE MAIO DE 2010

Eu, no dia seguinte eu dormi mesmo. Dormi a manhã toda! Estava exausto. Depois, ao almoçar, segui com o Pastor Edson para Viseu, cidade grande, distante 40 quilômetros daqui. No caminho fotografei as casas, a estrada, as montanhas. As notícias eram de que nesta noite nevaria nas montanhas. Que coisa boa! Quer dizer, boa pra quem nunca viu neve na vida; mas ruim em termos de frio. Que frio por aqui!

Fomos buscar o Hugo e a Camila em Viseu. Camila faz o último estágio dos estudantes e o Hugo faz a universidade. Ele prepara-se para ser engenheiro; ela, para formar-se e prestar vestibular. Estudam de segunda a sexta e no final de semana o pai os busca para ficarem cá, irem à igreja e partilharem da comunhão em família. Como foi gostoso ver a família toda reunida! Aleluia!

Então tive oportunidade de ajudar ao Pastor Edson no seu treinamento para um futuro concílio e ordenação ao ministério pastoral. Estudamos Ética Pastoral, Doutrinas Bíblicas, Problemas pastorais. Ficamos praticamente 6 horas neste curso! Como foi bom poder repartir o pouco que vamos acumulando ao longo do tempo! Eu não sei absolutamente nada, mas se o meu nada pode ajudar um irmão a melhorar e a avançar, que assim seja e que Deus seja exaltado e glorificado!

OLIVEIRA DO HOSPITAL,
PORTUGAL,
08 DE MAIO DE 2010

Hoje, se não chovesse, iríamos à Serra da Estrela, que fica próxima daqui, para ver a neve que cairia ao longo da noite. Porém choveu e o acesso fica muito difícil, além de estar frio pra burro. Eu dormi. E dormi bem, graças a Deus. Levantei para almoçar e para me arrumar para irmos à casa da Irmã Maria João, uma angolana portuguesa que vive na Ribeira, depois de Oliveira. Estive na casa dessa irmã na última viagem. A sua filha fora curada de grave enfermidade através da oração e mantém-se sadia e muito grande. Como cresceu a rapariga! (mocinha, antes que estranhem). Mais uma vez o Pastor Edson encheu a carrinha no caminho. Compraram alguns víveres, ou levaram-nos prontos, para o COPO DÁGUA (convívio/confraternização) no interregno do seminário.

Lá estava o Júlio, outro grande amigo de MSN. Já estava com o seu órgão eletrônico ao lado de sua esposa que espera bebê. Dirigidos pelo Pastor Edson cantamos hinos de louvor a Deus. Em seguida ele passou-me a palavra. Eu confesso que o mal estar dessa gripe forte que me acometeu - e não só a mim, mas a muitos daqui da região -, deixou-me profundamente indisposto e febril. Mas a tarefa se me apresentava e eu tinha que falar sobre dois assuntos intrigantes: ESCATOLOGIA e NEOPENTECOSTALISMO (assuntos que tratei em Milão também. O assunto NEOPENTECOSTALISMO tornou-se sobejamente conhecido na internet, através da palestra MACUMBA EVANGÉLICA, em 2008, tendo sido o primeiro estudo declaradamente denunciador de haver feitiçaria no meio neopentecostal. Por essa razão solicitam que eu fale algo sobre o assunto nos lugares onde eu vou, e eu agradeço a Deus pela oportunidade; afinal, são mais irmãos a serem esclarecidos para afastarem-se dos grupos que se dizem irmãos e não são, e voltarem-se às Escrituras Sagradas, base de nossa fé e prática).

Falei por 3 horas. Em seguida hoje o COPO DÁGUA, e tivemos burrego, peru, batata, pão, queijo de búfala, bolo de milho, etc. Sei que os meus leitores já devem estar com água na boca, mas o que se há de fazer, tenho que contar, oras...

Eu pensei que tinha terminado a minha participação, mas quê! O Pastor me colocou a responder perguntas (QUEM SÃO OS ANJOS? EXISTE REENCARNAÇÃO? O QUE DA VELHA ALIANÇA PODE SER TRANSFERIDO PARA A NOVA? COMO COOPERAR NA IGREJA?) E estivemos a refletir com os irmãos nesses temas tão diferentes e necessários. Quando terminamos o sol já tinha se posto.

O Pastor seguiu na carrinha e eu fui com o Hugo e a Sandra (que são um casal também prestes a casar-se) para a casa da Arlete, mãe da Sandra. Queriam orar comigo sobre seu relacionamento. Como eu amo esse casal! Ele, estudante em Viseu; ela, agora chefe num escritório de tecnologia e mãe de uma linda adolescente. E Cristo, que é o restaurador de tudo, até de afetos e famílias, estava a ser buscado mais uma vez; e pedimos-lhe as Suas bênçãos paternais pelo relacionamento. Choramos juntos. A irmã Arlete, antes de sairmos, presenteou um bibelô para a minha POSA Elaine (que está no Brasil e eu estou a morrer de saudades...): um lindo broche feito por ela mesma, já que não é só poetiza, mas pintora, artesã, oleira, etc etc. Que mimo! Obrigado, irmã Arletinha!

E cheguei aqui, sem fome (comi na casa da irmã Arlete também). Não sei porque mas não tive fome para jantar. Mas não dispensei um pedacinho do doce de bolachas com creme que o Pastor Edson preparou (ele é doceiro também, tendo trabalhado anos no Brasil, numa PADARIA). Bom, vou confessar: foram dois pedacitos pequeninos que comi (pequenitos? Será?)

E agora, após ligar para a minha POSA e saber que estão a festejar o aniversário do meu querido adolescente NETINHO (parabéns, Netinho!), decidi não desligar o portátil (notebook) antes de mandar um pequenino relatório de viagem. Aliás, muitos me escrevem cobrando os relatórios. Dizem que estão a viajar comigo. Sorriem os meus sorrisos, choram as minhas lágrimas, só não se desesperam com as notícias que dou, dizendo que O VULCÃO INTERROMPEU NOVAMENTE A EUROPA E EU ESTOU PRESO EM PORTUGAL. TERÇA-FEIRA TENHO QUE ESTAR NO PORTO E VIAJAR PARA LONDRES, E NEM SEI SE TERÁ VÔO! Agradeço quando me escrevem a dizer: "Tenha fé, pastor!". Sim, eu estou "enfezado" (com muita fé, traduzindo meu neologismo). Seja o que Deus quiser (Mas não nego a apreensão e a ansiedade; sou humano e falho, como diz o hino FINDA-SE ESTE DIA...)

Um abraço a todos e
beijinhos

Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco SP
www.uniaonet.com/bnovas.htm
bnovas@uol.com.br

Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2. ATIRE A PRIMEIRA
Enviado por: "Valeria Duo" valeriaduo@gmail.com
Data: Dom, 9 de Mai de 2010 9:13 am








1 de 1 arquivo(s) http://br.groups.yahoo.com/group/casaiscristaos/attachments/folder/1918386521/item/list

Atire a primeira flor[1]. OK.pps

Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3. Stairs...muitoooo bommmmm
Enviado por: "Valeria Duo" valeriaduo@gmail.com
Data: Dom, 9 de Mai de 2010 9:13 am






Coisa de Músico desocupado, com certeza...



porém fascinante gostei











1 de 1 arquivo(s) http://br.groups.yahoo.com/group/casaiscristaos/attachments/folder/1770889174/item/list

Escolhendo a escada.wmv

Mensagens neste tópico (1)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4. Pesquisar mostra que assistir à televisão emburrece
Enviado por: "Valeria Duo" valeriaduo@gmail.com
Data: Dom, 9 de Mai de 2010 9:14 am







Recebi do Spit

AGORA CONTA UMA QUE EU NÃO SAIBA...





Pesquisa com mais de mil crianças mostra que assistir à televisão emburrece

Publicada em 03-05-2010
O Globo com agências internacionais

RIO - Uma polêmica que está sempre indo e vindo, virou hit com os Titãs ("a
televisão me deixou burro muito burro demais") e é alvo de inúmeros estudos
científicos volta à tona a partir de uma nova e enorme pesquisa da
Universidade de Montreal, no Canadá: assistir à televisão emburrece as
crianças, como mostra reportagem do The Independent . Os cientistas
acompanharam 1.314 crianças nascidas em Quebec entre 1997 e 1998, com idades
entre 29 meses (2 anos e meio) e 53 meses (4 anos e meio) até chegarem aos
10 anos. Seus pais precisavam relatar quantas horas os filhos assistiam à TV
e os professores avaliavam a evolução acadêmica delas, suas relações
psicosociais e seus hábitos de saúde. Em média, as crianças de 2 anos
assistiam a 8,8 horas por semana à TV e as de 4 anos, uma média de 15 horas
por semana. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no Archives of
Pediatrics & Adolescent Medicine.

Os pesquisadores descobriram que os pequenos que passavam mais tempo em
frente à telinha eram piores em matemática, comiam mais junk food e sofriam
mais bullying ( como saber se seu filho é vítima de bullying - e como
ajudá-lo ) de outras crianças.

As descobertas mostram que há evidências científicas de que a TV prejudica o
desenvolvimento cognitivo e que o governo canadense deveria limitar o número
de horas das crianças em frente à TV. Os pediatras americanos já recoemdnam
que aquelas com menos de 2 anos não deveriam assistir à TV alguma e as mais
velhas deveriam ter um limite diário de 2 horas por dia no máximo. A França
já proíbe programas para crianças com menos de 3 anos e a Austrália
recomenda que as entre 3 e 5 anos não assistiam a mais de uma hora por dia.

Os cientistas que conduziram o estudo afirmaram que a fase pré-escolar é
importantíssima para o desenvolvimento do cérebro e que o tempo em frente à
TV é um desperdício e pode levar à aquisição de hábitos ruins. A autora do
estudo, Linda Pagani, da Universidade de Montreal, disse que o impacto
negativo de se assistir à TV nesta idade permanece por toda a vida.

- Nossa descoberta mostra que este é um problema de saúde pública e que
deveria existir um guia com diretrizes da Academia America de Pediatria
sobre o número de horas recomendado em frente à TV.

O psicólogo Aric Sigman, que fez a revisão de 30 estudos científicos sobre
TV e computadores, disse que os programas mostrados nos aparelhos modernos
têm uma velocidade de edição mais rápida, sons mais altos e cores mais
intensas do que nos anos 60 e 70, e que isso afetaria "dramaticamente as
nossas mentes".

http://oglobo.globo
com/vivermelhor/mat/2010/05/03/pesquisa-com-mais-de-mil-criancas-mostra-que-a
sistir-televisao-emburrece-916482250.asp

Mensagens neste tópico (1)

------------------------------------------------------------------------
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/casaiscristaos/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
casaiscristaos-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html


------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário