Tópicos contidos neste resumo:
1. Presidente da CBB sofre retaliação covarde!
De: vital pinto
2. Estou grávida da minha namorada!
De: marcio
3. "A teologia da prosperidade é demoníaca" diz Ronaldo D
De: -- Wagner --
4.1. Blog Atualizado
De: Regina Lopes
5. O neopentecostalismo e a prática da simonia.
De: renato vargens
Mensagens
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1. Presidente da CBB sofre retaliação covarde!
Enviado por: "vital pinto" vitalpinto@yahoo.com.br vitalpinto
Data: Qua, 14 de Out de 2009 9:33 am
Presidente da CBB sofre retaliação covarde!
INFORMATIVO BATISTA - http://www.informativobatista.net/
EDIÇÃO DE 14/10/2009 - ARQUIVO1º Torneio de Futsal da Moriah
Boletim Médico do Silas, em 08.Out.2009 - Oremos!
Conferencia Fiel em video pela internet
Convocação Assembléia Anual da Asibap
Crentes que preferem a escravidão - Pr. Renato Vargens
Escritora espírita processa editora do pastor Max Lucado
Faleceu a Missionária Shirley- esposa do Pr. Josafá Fernandes, missionário em Arapongas- Paraná
Faleceu o Dc. Inocêncio Gomes da Rocha, Membro Fundador da Primeira Igreja Batista em Iaciara.
Igreja Universal doa bens para angolanos expulsos da RDC
Pastor: seu primeiro rebanho é a sua casa! - Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
PASTORES BATISTAS ANIVERSARIANTES EM 14 DE OUTUBRO
Paulinho, você me dá nos nervos - Pr. Luiz Roberto Silvado
São Paulo tem urgência!
Vem ai o Clama Bahia internacional 2009
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Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
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2. Estou grávida da minha namorada!
Enviado por: "marcio" marciompc@gmail.com
Data: Qua, 14 de Out de 2009 9:33 am
Estou grávida da minha namorada!
Clique no link abaixo para ler
http://marciodesouza.blogspot.com/2009/10/estou-gravida-da-minha-namorada.html
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Pr. Márcio de Souza
http://marciodesouza.blogspot.com
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3. "A teologia da prosperidade é demoníaca" diz Ronaldo D
Enviado por: "-- Wagner --" euacreditosim@gmail.com
Data: Qua, 14 de Out de 2009 5:26 pm
<http://www.irmaos.com/noticias/?tarefa=LISTA&chapeu=11>
Depois de reaparecer na televisão, agora ligado à Igreja Mundial do Poder de
Deus, Ronaldo Didini repudia parte do que acreditou no passado.
Nos últimos meses, a notícia de que uma igreja assumiria o controle de mais
um canal da TV brasileira causou burburinho. Trata-se da Igreja Mundial do
Poder de Deus (IMPD), comandada pelo seu apóstolo Valdemiro Santiago,
egresso da Igreja Universal do Reino de Deus. A denominação assumiu o
controle da Rede 21. Um dos grupos neopentecostais com crescimento mais
rápido no país, a IMPD iniciou as transmissões disposta a se expandir ainda
mais. O slogan da nova emissora – "Vem pra cá, Brasil" – já sugere o caráter
do empreendimento. O carro-chefe da programação são os cultos, cheios de
imagens de exorcismo e curas, promovidos por Valdemiro. Na telinha, ele
chama as pessoas à plataforma, abraça-as e chora com elas, num ambiente que
mistura comoção e alguma histeria. O investimento da IMPD em mídia é mantido
em sigilo absoluto, mas comenta-se no mercado que chegaria a 4 milhões de
reais mensais.
Tamanho investimento vale a pena? Para o pastor Ronaldo Didini, sim. Quando
a Igreja Universal comprou a Record, há quase 20 anos, foi ele, na época
pastor da denominação de Edir Macedo, quem esteve à frente das negociações.
Naquela emissora, comandou o 25ª hora, programa que marcou época na
radiodifusão evangélica. Dali, ligou-se à Igreja Internacional da Graça de
Deus, comandada pelo missionário R. R. Soares, onde colaborou na implantação
da Nossa TV e da Rede Internacional de Televisão (RIT). Agora, depois de
servir de interlocutor e sacramentar o negócio entre o Grupo Bandeirantes e
a Mundial, ele é o gestor da Rede 21. Inteligente e bem articulado, Didini
apresenta o programa Hora Brasil, exibido diariamente entre meia-noite e
1h30. "É uma continuação do que fazia no 25ª Hora", define.
Aos 51 anos, casado e pai de duas filhas, Didini considera a televisão um
poderoso instrumento para a evangelização. Sua trajetória chama a atenção
não apenas por sua especialidade em TV evangélica, mas também por sua
migração denominacional. Tendo peregrinado por igrejas como Universal, Graça
e agora a Mundial do Poder de Deus – fora o período em que esteve em
Portugal, onde montou a dirigiu a Igreja do Caminho –, ele conhece como
poucos o mundo do neopentecostalismo. "Não nego meu passado, mas amadureci",
diz o religioso. Hoje, Didini é um detrator da teologia da prosperidade,
que, segundo ele, é um câncer que está consumindo a Igreja brasileira. "E
muitos pastores a defendem abertamente em rede nacional. É o que existe de
pior na televisão do país", critica. O religioso recebeu a equipe de
reportagem da revista cristianismo hoje em sua nova casa no bairro do
Morumbi, em São Paulo:
*O senhor tornou-se uma referência para a mídia evangélica por ter comandado
o 25ª Hora, exibido pela Rede Record nos anos 1990. Como foi aquela
experiência?*
RONALDO DIDINI – Foi uma experiência riquíssima, tanto do ponto de vista
religioso como sociológico. Aquela foi a primeira vez que pastores
evangélicos discutiram abertamente com a sociedade todos os problemas do
nosso tempo. Quebramos barreiras, pois deixamos claro que o evangélico é um
cidadão como qualquer outro. Ali, falávamos abertamente sobre qualquer
assunto, como sexo e política, coisas então consideradas tabu em nosso meio,
sem perder o compromisso com os valores da Palavra.
*Como o senhor avalia a programação evangélica feita hoje no Brasil?*
O que existe de melhor, a meu ver, é a combinação que a Igreja Mundial do
Poder de Deus faz entre proclamação da Palavra e demonstração do poder de
Deus. Também gosto de alguns programas que estudam a Bíblia nas madrugadas.
Um exemplo são os programas de Silas Malafaia naquele horário, onde ele
recebe pastores e gente interessante. Os peixes mais graúdos são os que
estão ligados na madrugada. Quando alguém prega com mansidão e de maneira
equilibrada nesse horário, em que a pessoa liga a TV porque precisa ouvir a
Palavra, não há quem não se quebrante.
*Com a entrada maciça dos evangélicos na televisão, não há uma "guerra
santa" pela audiência?*
Não creio. Por mais que o homem fale, quem está no controle da Igreja é o
Espírito Santo. Mas podemos fazer uma leitura diferente do que acontece no
Brasil. Em 1985, acabou o regime militar. As pessoas esperavam por algo
novo, desejavam mudanças, inclusive na esfera espiritual, já que a presença
católica era hegemônica. A abertura também trouxe esse novo momento, em que
as igrejas passaram a ter liberdade para usar os meios de comunicação. Houve
imaturidade, inconsistência? Sim. A sociedade e a Igreja não souberam medir
isso. Por outro lado, a liberdade foi também exacerbada. Há dez anos, as
crianças estavam dançando na boquinha da garrafa por causa da TV. Hoje,
amadurecemos e não se vê mais isso. Acho que o mesmo aconteceu com a Igreja
Evangélica em seu crescimento; agora, é preciso colocar os pés no chão.
*Comenta-se à boca miúda que R.R.Soares paga R$ 5 milhões mensais à
Bandeirantes e que Malafaia desembolsa outro tanto. Há informações de que
sua igreja teria um investimento em TV estimado em 4 milhões por mês. Essas
cifras são reais? *
Não acredito que sejam reais, até porque, nesse caso, o mercado seria
super-inflacionado e não haveria condições de se pagar tanto. O próprio
mercado publicitário não teria condições de concorrer com esses valores.
Vivo no meio e posso dizer que falam de números muito mais altos que os
reais.
*O Hora Brasil tem a mesma proposta do 25ª Hora? *
O Hora Brasil funciona como se fosse um termômetro. Obviamente, do 25ª Hora
para cá, a sociedade evoluiu muito. Hoje, cerca de 30% da população é
evangélica. Eu chamo a sociedade para dialogar sobre assuntos religiosos,
médicos, problemas sociais. Estou fazendo jornalismo e já pude observar algo
interessante: uma preocupação generalizada com a preservação da família.
Pessoas com as mais diferentes linhas de pensamento estão preocupados com o
destino das famílias, com seus valores – ao contrário do que a mídia em
geral incentiva, que é a falta de compromisso, a infidelidade conjugal, o
individualismo e a libertinagem, que tanto marcam nosso tempo. Mas o Brasil
não é uma Sodoma ou Gomorra. Isso é resultado do esforço feito ao longo dos
anos por homens e mulheres de Deus para pregar o Evangelho, e que levou ao
boom dos crentes na mídia. Os especialistas criticam esse avanço, mas ele é
uma âncora de valores há muito esquecidos e desprestigiados. Infelizmente,
esse avanço tem dois lados: o positivo, do qual já falei, e o negativo, que
são os escândalos. Mas Jesus já disse que escândalos viriam. Temos que nos
preocupar com os "ais" que os sucederão, para que não sejamos seus
causadores. É preciso haver limites.
*Quais são esses limites?*
Fiquei assustado com o que fez o pastor Marcos Feliciano em seu programa. Ao
mesmo tempo em que pregava o Evangelho, ele anunciava terrenos para as
pessoas comprarem em prestações, dizendo que Deus abençoaria aquela compra.
Isso ultrapassa o limite. Ao mesmo tempo em que se anuncia a salvação,
vincula-se isso à venda de produtos para receber a bênção de Deus. Lógico
que aquele comercial está sendo pago. Feliciano ultrapassou a barreira
ética. Para mim, isso é o que existe de mais vulgar na teologia da
prosperidade. A igreja precisa de fundos? Sim. Mas de onde vêm? Dos dízimos
e ofertas. Apenas eles têm fundamento bíblico. Sem esse pastor perceber,
creio que o próprio Deus o fez tropeçar para expor a nudez desses cruéis
ensinos. A teologia da prosperidade é um câncer no segmento evangélico.
*Por que o senhor critica tanto a teologia da prosperidade? *
Porque ela é demoníaca. Penso que os líderes evangélicos deveriam se unir e
dar um basta nesses ensinos. A teologia da prosperidade bateu no fundo do
poço e já deveria haver uma conscientização de muitos líderes acerca disso.
Todos que optam por esse caminho ficam satisfeitos apenas em ir bem
financeiramente, não ter sofrimento de nenhum tipo. Querem ficar
independentes, achando que não precisam de mais nada. Os pregadores da
prosperidade não têm contato com o povo e não enxergam isso, porque são
pobres, cegos, miseráveis e estão nus. O homem não tem que ditar regras a
Deus e dizer a ele como e a que horas fazer o milagre. Minha crítica a essa
teologia é que ela proclama aquilo que é terreno e não o que é sagrado,
sobrenatural. Com o tempo, tal mensagem se desgasta e o resultado está aí.
Eu fui missionário em nações muito pobres da África. Por que a teologia da
prosperidade não funciona lá? Para responder essa questão, o teólogo da
prosperidade não está preparado. Se não funciona lá, ela é antibíblica.
Jesus falou que é mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um
rico entrar no Reino dos Céus. Ora, se a teologia da prosperidade fosse
bíblica, todos seriam ricos e quase ninguém acabaria salvo. Pregar e
acreditar na teologia da prosperidade é como construir um castelo na areia
ou fazer um gigante com pés de barro – mais cedo ou mais tarde, tudo cairá.
*Mas durante muito tempo o senhor militou em igrejas propagadoras da
teologia da prosperidade… Quem mudou, suas ex-igrejas ou o senhor? *
Não mudei o meu pensamento. Foi a obra do Espírito Santo que me amadureceu.
Sou muito grato por tudo que recebi na Igreja Universal e na Igreja da
Graça. Não tenho nada contra essas instituições e nem contra seus líderes.
Minha diferença é doutrinária. Uma coisa é enxergar, e outra é mudar, se for
preciso, sair do sistema, quando ele se torna mais poderoso do que a Bíblia.
O catolicismo está cheio de exemplos assim. Todos os padres sabem que não é
uma bula papal que pode dizer que o líder é infalível ou que Maria subiu ao
céu com seu corpo. Mas o sistema Católico Apostólico Romano requer que essa
doutrina seja aceita, e muitos a defendem em nome desse sistema.
*O senhor não teme ser considerado ingrato por seus ex-líderes? *
Como eu disse, nada tenho contra Macedo ou Soares. Tanto, que quando eu saí
da Universal, foi como que se perdesse meu chão. A Iurd para mim era mais
importante que qualquer outra coisa na vida; eu amava aquele ministério,
dava minha vida por ele. Depois, conheci a Igreja da Graça. O missionário
Soares me ajudou muito naquela época, pastoreando minha vida por dois anos.
Foi um verdadeiro pai, preocupando-se com minha alma, porque eu não estava
bem espiritualmente. A teologia da prosperidade me fez um mal tremendo.
Continuei caindo e bati no fundo do poço quando abri a igreja lá em Portugal
[a Igreja do Caminho, inaugurada por Didini em Lisboa em 2003]. Estava
sozinho com minha mulher e duas malas de roupas começando uma igreja na
periferia. Então, aprendi que ou dependia de Deus ou o meu ministério ia
acabar. Deus me ensinou muito naqueles cinco anos, até me colocar ao lado do
apóstolo Valdemiro.
*O bispo Renato Suhett, que saiu atirando na Universal e até abriu uma
igreja onde criticava abertamente o que chamava de "sistema religioso"
montado por Edir Macedo, acaba de voltar à Iurd. O senhor já foi chamado
para retornar á Universal?*
Nunca fui chamado para retornar à Igreja Universal, até porque já disse
publicamente que não tenho interesse em regressar. Aqui, na Mundial, é como
que se eu tivesse voltado para a Iurd em que comecei nos anos 80, uma igreja
viva. Creio que, se o Suhett voltou, sabe o que está fazendo. Mas eu estou
em casa agora.
Rupturas no seio neopentecostal são comuns. Macedo e Soares começaram juntos
na Cruzada do Caminho Eterno, saíram e fundaram a Universal, de onde o
último desligou-se para fundar a Igreja da Graça. Valdemiro também é oriundo
da Universal; o próprio Macedo começou na Nova Vida, de onde também saiu
Miguel Ângelo, que dali fundou a Cristo Vive. As justificativas para a dança
de cadeiras são sempre semelhantes, como a de divergências teológicas ou
mudanças de visão – contudo, as novas igrejas que surgem acabam trazendo
muito das denominações de origem, inclusive os aspectos que criticavam. O
que acarreta tantas rupturas?
Uma árvore pode ter muitos ramos, muitos galhos. O importante é observar o
que Jesus fala em João 15, e estar alicerçado nos ensinos de Cristo e na
prática da verdade. Quando a igreja nasce pela vontade humana, para ser uma
maneira de levar a vida, é complicado. Paulo também defende sua autoridade
apostólica em Cristo. Por isso, não interessa quem pregou, se foi Paulo,
Pedro ou Apolo – o importante é estar firmado em Jesus. No fim das contas,
vejo que muitas ramificações poderiam ser evitadas se houvesse menos vaidade
humana e mais compromisso com a videira verdadeira que é Jesus.
*Então, as divisões acontecem porque cada um quer ter seu próprio espaço? *
Nem sempre. O que o dedo faz, os olhos não podem fazer. Não importa a função
de cada um; importa que Cristo seja o cabeça do corpo. A Igreja Mundial, por
exemplo, tem uma função que as outras igrejas mais tradicionais ou adeptas
de ensinos não ortodoxos não podem cumprir. Mas no momento em que algum
órgão do corpo adoece, todo o organismo passa a sofrer. A Igreja de Cristo
hoje precisa se voltar para a mensagem original e entender o recado: o
agricultor é o Pai e a videira aqui é Jesus. Então, vamos parar de vaidade!
Eu, por exemplo, quando assumi a Igreja Internacional da Graça de Deus em
Portugal, tornei-me vice-presidente vitalício da denominação. Poderia hoje
reivindicar isso, já que nunca renunciei. Mas jamais chegaria lá e tentaria
tomar a igreja. O verdadeiro pastor é Jesus. Acredito que se existir essa
consciência, haverá menos ramificações.
*Pode explicar como foi sua adesão à Igreja Mundial? *
Sou amicíssimo do apóstolo Valdemiro. Talvez seja uma das pessoas mais
chegadas a ele, fora sua família. Mas não vim para cá só pela amizade. Nunca
daria certo. Primeiro, reconheci que a Mundial era um movimento de fé muito
forte, e depois comecei a observá-la. Fiz quatro viagens para o Brasil e
observei claramente o reavivamento bíblico no século 21. Depois veio a fase
mais difícil, a de submeter-me à autoridade espiritual dele, sendo seu
amigo. Então, peguei a chave da minha igreja e dei na mão dele, dizendo:
"Seu trabalho é maior que o meu. Você é mais importante que eu em Portugal".
E vim para ajudá-lo com os dons que Deus me deu. Acredito que estou em uma
fase na qual Deus não quer me ensinar mais. É hora de dar frutos, pois ele
já investiu muito em mim.
*O senhor tem salário na igreja? *
Não. Tenho funções executivas na Igreja Mundial, mas não sou funcionário,
não recebo qualquer benefício financeiro.
*Então, de onde vem seu sustento?*
Sou contratado como jornalista pela Rede Bandeirantes. Pela misericórdia de
Deus, eu moro numa boa casa, tenho um bom carro, visto boas roupas; mas nada
disso me pertence, tudo é dado pelo Senhor. Por isso, posso exercer com
liberdade minha vocação. Aliás, esse foi o motivo por que saí da Graça.
Comecei a me sentir um funcionário da igreja, sem aquele algo mais, sem um
desafio. Eu tinha o mais alto salário, carro à disposição, liberdade para
pregar em qualquer lugar; todos os pastores da Graça me tratavam muito bem,
eu era sempre recebido com festa. Mas não me sentia bem como executivo, com
tarefas meramente burocráticas dentro de uma organização. Resolvi sair.
Hoje, aprendi a lição.
*Quando estava em Portugal, o senhor se queixava de que os evangélicos
brasileiros enfrentavam muitas restrições lá. Essa situação ainda persiste?*
Persiste e piora. Digo isso por causa dessa lei xenófoba da imigração. Quase
não são liberados vistos para brasileiros. O segundo problema gravíssimo que
presenciei lá, quando participei de um congresso da Assembléia de Deus
portuguesa, é que não há comunhão entre a Assembléia de Deus brasileira e a
de lá. O pastor Joel, filho do José Wellington [presidente da Convenção
Geral das Assembléias de Deus do Brasil], esteve presente também. As
lideranças portuguesas não aceitam os pastores brasileiros que são enviados
para lá. Como o Brasil se tornou um exportador de missionários, maior é a
rejeição. No mundo inteiro, especialmente na Europa, igrejas com lideranças
brasileiras atraem apenas público brasileiro. As únicas exceções são
trabalhos com negros, que são imigrantes também, vindos de lugares como Cabo
Verde, Quênia, Jamaica, Nigéria.
Fonte: Gospel Mais
*Comentário Wagner Lemos / Web Evangelista*
*Estranhei um pouco (alias totalmente.. rss) esse posicionamento do Pastor
Didini, não porque uma pessoa não possa mudar de opinião, mas por ele achar
que na Igreja Mundial do Poder de Deus a Teologia da Prosperidade não é
pregada.
Claro que não existe a forma direta como na IURD, mas que lá é pregado um
deus do toma lá da cá, isso é fato.*
"(¯`•.~ Wagner Jr.~.•´¯)"
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diz respeito ao reino dos céus!!! Vamos usar a Web como uma ferramenta para
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4.1. Blog Atualizado
Enviado por: "Regina Lopes" regina_braz2003@yahoo.com.br regina_braz2003
Data: Qua, 14 de Out de 2009 5:28 pm
Blog Atualizado
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5. O neopentecostalismo e a prática da simonia.
Enviado por: "renato vargens" artigospastorais@gmail.com renatogvargens
Data: Qua, 14 de Out de 2009 11:07 pm
O neopentecostalismo e a prática da simonia.
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